O aluno do Segundo ano do Ensino Médio , Felipe Vieira Costa da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, em Sítio do Mato, cidade do território do Velho Chico, embarca neste domingo para o Rio de Janeiro, para receber das mão da presidente Dilma Rouseff a sua quarta medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas públicas públicas , a OBMEP.
Felipe com a diretora da unidade escolar, Zita Mendonça, durante homenagem.
Homenageado pela sua unidade escolar, Felipe diz que ” A expectativa é muito grande. É uma alegria imensa poder receber essa medalha, que foi conquistada com muito esforço e estudos”. Sobre o que a matemática significa em sua vida, Felipe disse que ” A matemática foi algo que marcou minha vida, principalmente com a OBMEP. Eu penso a matemática como uma “diversão desafiadora”.Cada assunto novo que aprendo é como um novo desafio, que eu encaro, pois adoro desafios.”
“Antes de tudo, eu quero terminar o Ensino Médio, participar da OBMEP sempre que possível, e continuar estudando, pois é apenas estudando que eu vou poder conseguir melhores resultados em qualquer desafio, principalmente os de matemática” explicou ele, sobre os planos para o futuro.
Perguntado pelos colegas sobre o seu segredo, Felipe realtou que ” O método que eu uso é o seguinte: Para aprender um assunto novo, eu procuro entender a parte teórica do assunto primeiro (o que é, pra que serve e como usá-lo), e depois procuro aplicar o que aprendi para resolver problemas que envolvem o assunto”.
Felipe, ao centro, em cerimônia de recebimento de medalha, com a presidente Dilma Roussef.
Ele ainda deixou dicas para os colegas: ” Encare a matemática como um desafio para você. A matemática é como um jogo: é legal jogar, mas só quem sabe jogar pode vencê-lo. Portanto, paraencarar a matemática pra vencer você deve aprender a “jogar”. E isso só é possível estudando. Essa é a dica.”