Professores passam por capacitação para realizar avaliações de acuidade visual nos estudantes

Os professores das escolas das redes estadual e municipal de ensino do Subúrbio Ferroviário de Salvador e profissionais das unidades básicas de Saúde que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) participaram, nesta quinta-feira (12), de uma oficina formativa com o objetivo de instrumentalizá-los para a realização da avaliação da acuidade visual (Teste de Snellen) nos estudantes identificados com possíveis problemas oftalmológicos. A capacitação foi realizada no auditório do Parque São Bartolomeu, localizado no bairro de Plataforma, em Salvador, e é uma ação conjunta entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB); as secretarias municipais de Educação (SMED) e de Saúde (SMS), de Salvador; além do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

“A intersetorialidade é uma das premissas do programa Saúde na Escola. E a ação de hoje evidencia isto, onde tivemos os poderes públicos estadual e municipal imbuídos no cumprimento desta atividade. Com isso, esperamos que as unidades escolares consigam implementar ações em prol dos nossos estudantes, no que tange à saúde ocular, uma vez que interfere diretamente nos processos de aprendizagem e que podem influenciar no percurso educativo dos nossos estudantes”, explicou o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da SEC, Fábio Barbosa.

A atividade envolveu a participação de 52 unidades escolares (12 estaduais e 40 mancipais) e irá beneficiar, diretamente, 26.068 estudantes, sendo 11.205 da rede estadual de ensino. A SEC já disponibilizou a Escala Optométrica e o Manual Orientador para a realização do Teste de Snellen para as 615 unidades escolares da rede estadual pactuadas ao Programa Saúde na Escola. O material a ser utilizado pelos professores capacitados visa promover a saúde ocular a partir da prevenção, identificação e correção de problemas visuais dos estudantes, a fim de garantir o comprometimento do processo de aprendizagem.

A acuidade visual é o grau de aptidão do olho para identificar a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. A medição da acuidade visual é feita através da Escala de Sinais de Snellen, que utiliza sinais em forma de E, organizado de forma padronizada e de tamanhos progressivamente menores. Esse procedimento busca identificar entre os estudantes a existência de erros de refração que necessitarão de consulta oftalmológica.

Para a professora Vilma Weber, do Colégio Estadual Doutor Ailton Pinto de Andrade, localizado no bairro do Lobato, a realização do teste refletirá positivamente no aprendizado dos estudantes atendidos. “Esse treinamento é de suma importância para que possamos, junto com a Secretaria da Saúde, visualizar a necessidade de cada aluno individualmente, para que eles tenham um amplo desempenho educacional”, afirmou a educadora.

A médica oftalmologista da SESAB, Lilia Corrêa, que foi uma das instrutoras da atividade, falou da importância da iniciativa. “Esta ação integrada entre as secretarias é essencial no sentido de impedir que alguns educandos possam vir a ter uma perda de visão e que pode evoluir para um caráter irreversível, ou seja, uma cegueira, pela falta de uma correção ótica, que é necessária. Estou feliz em participar desta atividade importante que ajudará a corrigir patologias, como erros refração, miopia, astigmatismo e hipermetropia, para que os estudantes tenham a oportunidade de desenvolver a visão plena”, explicou.

A programação do treinamento contou com palestras sobre os temas “O programa Saúde na Escola e sua contribuição na formação integral dos sujeitos”; “Saúde Ocular e PSE – Conhecendo do fluxo da avaliação na escola à distribuição dos óculos”; “A importância da saúde ocular para os estudantes: instrumentalizando para a prática do Teste de Snellen nas escolas”. Além disso, os participantes fizeram uma atividade prática na qual aprenderam a realizar o Teste de Snellen nas unidades escolares em que atuam.

Fotos: Divulgação 

Estudantes celebram o Mês da Mulher com abordagens sobre empoderamento, feminicídio e igualdade de gênero

Em celebração ao Mês da Mulher, que tem no comemorativo 8 de março o Dia Internacional da Mulher, os colégios da rede estadual estão realizando uma série de ações voltadas a temáticas dedicadas às conquistas sociais e às lutas femininas por um mundo mais igualitário e que combata a violência contra a mulher. Dentre as atividades realizadas estão palestras, rodas de conversa, oficinas e a oferta de serviços de saúde para a comunidade. Empoderamento feminino, feminicídio e igualdade de gênero estão entre as temáticas abordadas.

O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Anísio Teixeira, no bairro da Caixa D´Água, em Salvador; o Centro Estadual de Educação profissional (CEEP) em Saúde Tancredo Neves e o Colégio Estadual Teixeira de Freitas, ambos no município de Senhor do Bonfim; e o Colégio Estadual Noêmia Rêgo, no bairro de Valéria, são exemplos de unidades engajadas no Mês da Mulher.

No CEEP em Saúde Anísio Teixeira, onde as atividades prosseguem até sexta-feira (13), temas como feminicídio, sexualidade, endometriose e políticas públicas estão sendo discutidos pela comunidade escola. A professora articuladora Luciana Barboza destaca que a programação na unidade gira em torno do tema “Mulheres e suas diversas faces”. “Buscamos atingir o maior número de pessoas, envolvendo todas as raças, origens e profissões, com o objetivo de valorizar a mulher e conscientizar os estudantes sobre a luta contra a violência e a importância de persistir nos estudos visando o futuro profissional”.

A estudante Stephanie Emily Ribeiro, 4º ano do curso técnico de Análises Clínicas, falou sobre a importância das comemorações no ambiente escolar. As atividades que estão acontecendo no CEEP contribuem para que a gente ganhe mais consciência sobre o nosso valor e que o sentimento da sororidade entre nós se fortaleça para que a gente possa ver na outra mulher como a si própria”.

No Colégio Estadual Noêmia Rêgo, o março dedicado à mulher traz à tona temas como empoderamento, pertencimento e racismo, por meio de palestras e debates. Na quarta-feira (11), o destaque foi a roda de conversa com a ex-aluna Luana Vitrin, que compartilhou com os estudantes da unidade a sua experiência de vida como mulher negra, pobre, nascida na periferia, e que se tornou modelo a partir da sua aparição no Programa Hora do Faro, exibido pela Rede Record, e cuja trajetória inspira muitas estudantes.

É o caso de Michele Vitória Gomes, 15, do Tempo Juvenil IV (8º e 9º ano), uma adolescente negra e alta (1,75) e que aspira ser modelo. “A palestra de Luana me inspirou ainda mais a não desistir nunca dos meus sonhos”. A colega Caroline Araújo dos Santos, 19, 3º ano do curso técnico de Logística, ressaltou a importância do Mês da Mulher. “Atividades como esta empoderam as mulheres e nos faz persistir na luta pelos nossos sonhos de fazermos e estarmos onde quisermos, independentemente de raça, religião ou situação econômica”.

No Colégio Estadual Teixeira de Freitas e no CEEP de Saúde Tancredo Neves, em Senhor do Bonfim, as atividades foram iniciadas na segunda-feira (9), nos três turnos. Na programação, palestras, roda de conversa, sarau, exibição de filme e distribuição do material da campanha “Respeita as minas”.
Foto: Divulgação

SEC mobiliza estudantes para emissão de documentos necessários para a inscrição do ENEM

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) começou, nesta segunda-feira (9), a primeira etapa do projeto ENEM 100%, com o mutirão facilitador para a emissão dos documentos civis básicos e necessários para as inscrições do exame, cuja data ainda não foi divulgada pelo Ministério da Educação. A mobilização nas unidades escolares da rede estadual visa orientar e auxiliar os estudantes, principalmente os do Ensino Médio e concluintes da Educação Profissional, na emissão do Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A técnica da Coordenação de Avaliação da SEC, Cláudia Pessoa, explica que a ideia é realizar, como nos anos anteriores, um mutirão para que os estudantes tenham acesso ao site da Receita Federal para a solicitação do registro no CPF. “Diante da relevância dessa documentação básica para acesso aos bens públicos, os nossos esforços estão voltados para que os estudantes consigam retirá-la e tenham acesso ao site da Receita Federal para a solicitação do registro no CPF. Para isto, as escolas devem disponibilizar computadores, além de fornecer informações sobre como e onde mais os estudantes poderão proceder o processo”, destaca, lembrando que o serviço pela página da Receita Federal, na internet, só pode ser usado por quem tem entre 16 anos e 25 anos e possui Título de Eleitor regular.

O ENEM 100% é uma ação estratégica desenvolvida pela SEC, por meio da Superintendência de Políticas para Educação Básica, que tem a finalidade de orientar, mobilizar e fomentar a participação dos estudantes do Ensino Médio, com foco na melhoria da proficiência do ENEM. O projeto está organizado em cinco etapas estratégicas, sendo que a primeira se refere ao mutirão e ao Comunicaê, que consiste na mobilização nas escolas, incluindo a seleção e a apresentação do estudante comunicador responsável pela comunicação, mobilização, coleta de dados, socialização de assuntos ligados ao ENEM 100%.

As outras etapas são relacionadas à inscrição no ENEM e ao registro dos inscritos no Sistema de Gestão Escolar (SGE); ao fortalecimento das aprendizagens (Redijaê e aulões); ao apoio logístico nos dois dias das provas do ENEM; e à divulgação dos estudantes aprovados para o Ensino Superior.

Portal da Educação – Para auxiliar os estudantes na preparação para o ENEM, além das salas de aula, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza mais de quatro mil conteúdos digitais educacionais no Ambiente Educacional Web. São conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento, inclusive vídeoaulas, e de todos os níveis de ensino, produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira.Foto: Ilustrativa / Geraldo Carvalho

Adesão ao Programa Mais Estudo segue até o dia 13 de março

A Secretaria da Educação do Estado publicou, no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (6), a continuidade das inscrições do Programa Mais Estudo até o dia 13 de março no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Este também é o prazo para que as unidades escolares encaminhem para a Secretaria da Educação do Estado (SEC), a relação dos estudantes selecionados para atuarem como monitores no programa. O programa oferece 10 mil vagas para que estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1ª ao 3º ano do Ensino Médio e da 4ª série da Educação Profissional possam dar monitoria em Língua Portuguesa e Matemática aos colegas, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. O início da monitoria está marcado para o dia 16 de março.
Pela atividade, o estudante monitor receberá uma bolsa de R$ 200 por mês.

O investimento será de R$ 6 milhões do Governo do Estado, nesta primeira etapa do programa para o ano letivo de 2020. A seleção dos estudantes é feita pela escola levando em conta alguns critérios. O estudante, por exemplo, deve estar regularmente matriculado no ano letivo 2020 e deve ter obtido média igual ou superior a oito, no ano letivo de 2019, na disciplina que pretende atuar como monitor. O resultado do processo de seleção será divulgado pela própria unidade escolar e informado à Superintendência de Políticas para a Educação Básica da SEC, para os trâmites legais tendo em vista a bolsa auxílio da monitoria.


Sobre o Mais Estudo 
O programa foi lançado em 2019, quando foram oferecidas 10 mil vagas. As aulas aconteceram no turno diferente ao qual os estudantes estão matriculados. Com a linguagem própria da juventude, os monitores ajudaram os colegas a desenvolverem seus conhecimentos e habilidades, tanto que já há registros de melhoria nas notas dos envolvidos e de redução da reprovação. Os monitores são acompanhados por professores supervisores e coordenadores pedagógicos.

Fotos: Josenildo Almeida

Secretaria da Educação do Estado orienta comunidade escolar sobre prevenção ao Coronavírus


A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está orientando as escolas para que adotem uma série de medidas que possam contribuir na prevenção ao Coronavírus (COVID19). A orientação é para que as unidades escolares implementem ações sociopedagógicas como, por exemplo, rodas de conversa, oficinas e palestras, para a disseminação de informações; além de estimular os estudantes e suas famílias a seguirem as devidas recomendações de prevenção ao COVID19.

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da SEC, Fábio Barbosa, lembrou que as formas de transmissão do vírus ainda estão em processo de investigação, mas já se sabe que qualquer indivíduo, que tenha contato próximo (cerca de um metro) com outro que apresente sintomas respiratórios, está em risco de ser exposto ao agente infeccioso. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, com o toque ou aperto de mão e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Fábio Barbosa disse que ações preventivas já são desenvolvidas nas unidades escolares por meio de programas e projetos voltados à Educação Ambiental e à Promoção da Saúde na Escola. No entanto, ele alerta sobre a importância do engajamento de toda a comunidade escolar neste processo de prevenção ao COVID 19. “Trabalhar pedagogicamente este contexto é fundamental para que os estudantes se apropriem dos conceitos e conheçam como podem ser agentes multiplicadores sobre a prevenção do Coronavírus junto aos amigos, às famílias e à comunidade onde vivem. Medidas simples como lavar as mãos e colocar a boca na região do cotovelo ao espirrar são algumas das recomendações neste sentido”, afirmou, ao reforçar a importância de as escolas adquirirem o álcool em gel para uso pela comunidade escolar.

No Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (CEEP ICEIA), a gestão já adquiriu o álcool em gel para ser fixado em diferentes ambientes. “Vamos instalar o álcool em áreas estratégicas como banheiro, cozinha, refeitório, sala dos professores e administrativas. Também vamos fazer um trabalho pedagógico em cada sala de aula e envolver as famílias, por meio da reunião de pais e responsáveis, abordando inclusive as Fake News sobre o assunto”, afirmou a diretora Maribel Costa Silva.  

A SEC também orienta às escolas para que acompanhem as informações atualizadas sobre o Coronavírus pelo site da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) em http://www.saude.ba.gov.br/temasdesaude/coronavirus/.
Foto: Ilustrativa

Secretaria investe mais de R$ 12 milhões em fardamentos distribuídos gratuitamente aos estudantes da rede estadual

Com um investimento de mais de R$ 12 milhões, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) distribuiu, antes do início do ano letivo, 873 mil uniformes de cor azul para estudantes da rede estadual de ensino. O cronograma prevê, ainda, a distribuição de mais 812 mil uniformes da cor branca até o fim do mês de abril. Com esta iniciativa, a SEC garante o fardamento para todos os 750 mil jovens matriculados no ano letivo de 2020, nas 1.163 escolas, distribuídas nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

A entrega dos fardamentos gratuitamente objetiva possibilitar o controle e a identificação do estudante na unidade escolar onde está matriculado, além de promover o direito de que todos possuam o uniforme, independente das condições econômicas de suas famílias. Com isso, é proibida a venda do fardamento em qualquer condição.

Na Portaria nº 0557/2011, que estabelece normas para a padronização dos uniformes a serem utilizados pelos estudantes da rede pública estadual de ensino, o artigo 7º estabelece que “as unidades escolares não estão autorizadas a comercializar ou permitir a comercialização de fardamento escolar, no âmbito de suas dependências, por servidores ou terceiros, a qualquer título, bem como indicar estabelecimento que comercialize o fardamento”.

Segundo o superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da SEC, Manoel Calazans, o investimento faz parte da política de valorização do estudante. “A Secretaria sabe da importância de garantir o fardamento como forma de valorizar o estudante, promovendo a segurança no acesso às escolas e fomentando o sentimento de pertencimento no ambiente de aprendizagem. É bom ressaltar que o uniforme é gratuito e proibida à sua venda”, ressaltou.

Foto: Ilustrativa/ Josenildo Almeida Jr

EMITEC beneficia estudantes de áreas remotas da Bahia

Por meio do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), o Estado garante o acesso à educação aos estudantes que moram em áreas remotas da Bahia. Em 2019, o EMITEC atendeu a 18.107 estudantes de 133 municípios, totalizando 1.076 turmas. Desde 2011, quando foi implantado, o EMITEC já formou mais de 32 mil estudantes.

 O EMITEC faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia, integrando dados, voz e imagem como alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos que moram em localidades distantes ou de difícil acesso, onde não há oferta do Ensino Médio. As aulas são transmitidas via satélite e em tempo real, a partir dos estúdios de TV instalados no Instituto Anísio Teixeira, para 351 localidades afastadas dos centros urbanos. Os estudantes acompanham as aulas e tiram dúvidas com auxílio de um mediador e com a vantagem de estarem perto de suas casas.

 A estudante Viviane Barreto de Sena, 20 anos, moradora de Lagoa Bonita, distrito de Buritirama, está no 3º ano do EMITEC. Ela assiste às aulas no Centro de Ensino Estevo Moreira dos Santos e falou sobre a experiência. “Moro bem próximo da escola e o EMITEC facilitou muito para os estudantes da comunidade, principalmente para mim, pois sou casada e tenho um filho de dois anos e preciso ficar perto dele”, afirmou. Juliana da Silva Souza, 16, 3º ano, mora e estuda no povoado de Pirajá, distrito de Itamaraju, na Escola Municipal Eraldo Tinoco. “Levo 15 minutos para chegar na escola, onde tenho aulas através do EMITEC. Sem este acesso eu levaria em torno de uma hora de viagem para estudar na cidade mais próxima, que é Itamaraju. Graças ao EMITEC, posso ter um estudo excelente, com ótimos professores, sem ter que deixar a minha casa

Fotos: Divulgação

Secretaria da Educação do Estado e UNICEF realizam ações para Busca Ativa de estudante fora da escola

Especialistas do UNICEF irão realizar o Plantão Busca Ativa, na próxima segunda-feira (17), às 15h, pelo canal do You Tube (youtube.com/UNICEFBrasil). O momento será dedicado para tirar dúvidas e orientar os municípios da Bahia sobre essa iniciativa que tem como principal objetivo combater a exclusão escolar. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) é parceria da UNICEF nesta ação que visa identificar estudantes que estejam fora da escola. A transmissão do Plantão Busca Ativa também poderá ser acessado simultaneamente pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).  

A Busca Ativa Escolar (BAE) é uma plataforma gratuita cuja intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Essa iniciativa é desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), e aqui na Bahia a parceria é ampliada com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia na mobilização dos municípios baianos.

Segundo o superintendente de Gestão da Informação Educacional do Estado, Rainer Guimarães, a Bahia tem cerca de 100 mil estudantes na faixa etária de 15 a 17 anos fora da escola e a parceria da UNICEF com a SEC traça estratégias para reverter este quadro. “Uma das estratégias desta parceria é envolver cada vez mais as diversas redes de ensino no monitoramento da frequência dos estudantes e articular a rede de proteção social, a exemplo dos conselhos tutelares, para identificar crianças e adolescentes que estejam fora da escola”.
Foto: Ilustrativa/ Claudionor Jr

Secretaria da Educação do Estado mobiliza estudantes para as olimpíadas nas diversas áreas do conhecimento

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) já está mobilizando os estudantes da rede estadual de ensino para a participação nas olimpíadas das diversas áreas do conhecimento. A ação faz parte do projeto Bahia Olímpica, instituído  com o objetivo de estimular a participação e dar visibilidade ao conhecimento e às potencialidades dos estudantes. Nesse início de ano, as escolas já estão  difundindo as olimpíadas de Matemática, História do Brasil, Astronomia e Aeronáutica, e de Biologia, que estão com inscrições abertas (veja a relação abaixo). 

Considerando as redes estadual, municipais, particular e federal, a Bahia teve, em 2019, um total de 1.355 estudantes premiados, sendo 245 ouros, 410 pratas, 700 bronzes e 1.941 menções honrosas. Um exemplo de participação é o Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no município de Paripiranga, que teve 12 estudantes de quatro equipes finalistas na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada em agosto, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, São Paulo. Três estudantes da equipe Tríplice Aliança ganharam a medalha de bronze. O estudante Luis Victor Pimentel, 16, 3º ano, falou sobre a conquista. “Participar da olimpíada foi uma experiência inesquecível, pois, além de sermos premiados, trocamos conhecimento, fizemos amizades e conhecemos outro Estado”, afirmou.

A professora de História e orientadora dos estudantes, Elisa Ribeiro, falou sobre a importância de ter quatro equipes na competição. “Começamos com 14 equipes na escola e que chegaram até a última fase, para a qual foram classificadas quatro. Isso é muito gratificante, pois mostramos para o país que existe um trabalho de qualidade sendo feito na rede estadual de ensino da Bahia”.
Olimpíadas com inscrições abertas: 

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP
Site oficial: www.obmep.org.br
Início das inscrições: 10 de fevereiro
Término das inscrições: 20 de março

Olimpíada Nacional em História do Brasil
Site oficial: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/
Início das inscrições: 03 de fevereiro
Término das inscrições: 24 de abril

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica
Site oficial: http://www.oba.org.br/site/
Início das inscrições: 21 de janeiro
Término das inscrições: 15 de março

Olimpíada Brasileira de Biologia
Site oficial: http://www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/#
Início das inscrições: 10 de fevereiro
Término das inscrições: 10 de março

Foto: Ilustrativa/ Divulgação

Escolas estaduais poderão abrigar cursos de graduação da UFBA

Escolas da rede estadual de ensino poderão abrigar cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A rede estadual de ensino já conta com experiências exitosas neste contexto por meio dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades da Secretaria da Educação do Estado (SEC), que funcionam em escolas localizadas em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú e Eunápolis, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A parceria com a UFBA foi discutida nesta terça-feira (11), pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues e pelo pró-reitor de Ensino e de Graduação da UFBA, Penildon Silva Filho.

Nos Complexos Integrados de Educação são ofertadas diferentes modalidades da Educação Básica e do Ensino Superior. A perspectiva é a de que, com a UFBA, sejam implantados cursos nas áreas da Saúde, do Teatro e da Tecnologia. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou das expectativas do projeto com a UFBA. “Para nós, esta articulação e a aproximação com as universidades públicas é fundamental para fortalecer a Educação Básica e promover esta ponte, esta integração com o Ensino Superior, mediante a oferta de cursos; dos trabalhos de extensão; dos grupos de pesquisa; e da inclusão destas comunidades, além da relação com a Educação Básica”, destacou.

O pró-reitor Penildon Silva Filho falou sobre os próximos passos. “A nossa proposta é compartilhar espaços em escolas para, juntos, termos atividades de ensino, de pesquisa e de extensão que possam, inclusive, favorecer a formação profissional dos alunos no Ensino Médio. Estamos discutindo a possibilidade implantarmos nas escolas, por exemplo, um curso de Biotecnologia da UFBA; uma clínica-escola de Fisioterapia; uma clínica-escola de Fonoaudiologia; um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB); e um campus universitário de Ciência, Tecnologia e Cultura, com a presença forte da Escola de Teatro”, destacou.

Sobre os complexos – Os Complexos Integrados de Educação têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionados à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de Ensino Integral.

O encontro com a UFBA também contou com a presença do subsecretário da Educação, Danilo Souza; da superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito; do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal; do coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; do diretor do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, Roberto Paulo Correio, e da coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UFBA, Márcia Rangel, além dos professores da UFBA, Licko Turle e José Walter Andrade.

Foto: Claudionor Jr