Eleições para líderes de classe mobilizam todo Território Velho Chico

13062547_265727303767771_5457747976203747458_n

 Esta semana marca um momento histórico para os estudantes da rede estadual de ensino, de segunda-feira (18/04) a quarta-feira (20/04), ocorreram as eleições para líderes de classe em todas a redes estaduais da Bahia, na primeira eleição geral promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

A expectativa é mobilizar mais de 912 mil estudantes da rede estadual na capital e no interior, elegendo 35 mil lideres e vice-líderes de classe em toda a Bahia.

Nesta segunda feira, num trabalho com a direção e com os outros líderes e vice-líderes, buscando melhorias para a escola como na estrutura, a  iniciativa faz parte do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, para potencializar a participação dos jovens nas ações realizadas nas escolas, contribuindo para a gestão democrática e participativa. Serão escolhidos, em todo o Estado, mais de 20 mil representantes de turma.

Nestes dias que antecedem o processo eletivo, os estudantes que lançaram suas candidaturas para concorrer ao pleito, estiveram mobilizados, ativamente, dinamizando o ambiente escolar. Nos Colégios: São Vicente de Paulo(B. J. da Lapa) e o Estadual Luis Viana Filho(Barra) por exemplo, houve total mobilização.

Conseguimos a mobilização de todos os estudantes, ninguém quis ficar de fora, com as melhorias e conquistas, todos serão beneficiados! Relatou Clériston Silva de Souza Pereira (3º ano C), candidato à líder de classe do Colégio Estadual São Vicente de Paulo.

Já havia eleições na escola, mas nessa eleição, tudo foi feito com muito entusiasmo por uma escolar ainda melhor! Relatou Macela Eduarda Carvalho (3º ano A), candidata a líder de classe do Colégio Estadual Luis Viana Filho.

Podem participar das eleições para líderes de classe, todos os estudantes da rede estadual matriculados regularmente, de qualquer série ou modalidade. A Secretaria da Educação, também, vai promover a escolha de dois representantes (líder e vice-líder), por unidade escolar, para compor uma coordenação. Estes representantes participarão de encontros municipais e regionais onde serão discutidas propostas de trabalho relacionadas à juventude.