Prêmio Professores do Brasil e de Gestão escolar estão com as inscrições abertas.

Este ano, os Prêmios Professores do Brasil e Gestão Escolar foram integrados. Essa ação se insere no âmbito da Iniciava Educadores do Brasil, estabelecida pelo MEC, Consed, Undime e parceiros.

Trata-se de mais uma proposta para promover o avanço na qualificação do ensino a partir de uma organização da cooperação  em educação.

 

ppb-logo-box

O Prêmio Professores do Brasil, instiuído em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), está em sua 9ª edição.

Para participar é preciso produzir um relato de experiência, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos – como por exemplo: registro fotográfico ou vídeo de materiais didáticos produzidos ou das atividades realizadas com os alunos; estatisticas que demonstrem efevas melhoras nos indicadores educacionais de acesso, de permanência e de rendimento dos alunos envolvidos; argos e matérias publicadas em jornais, revistas e Internet. Podem participar todos os professores de escolas públicas da educação básica, em 6 categorias:

  1. Creche – Educação Infantil;
  2. Pré-escola – Educação Infantil;
  3. Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos – Anos iniciais do Ensino Fundamental;
  4. 4º e 5º anos – Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  5. 6º a 9º anos – Anos Finais do Ensino Fundamental;
  6. Ensino Médio

pge-logo-box

Já  Prêmio Gestão Escolar, realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), estimula a melhoria da gestão das escolas públicas.

Ao fazer o cadastro, os diretores têm acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação – a ser construído com a comunidade escolar.

Participar é um ganho para a comunidade escolar que pode utilizar as mesmas ferramentas para analisar a evolução dos processos de gestão.

O Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias. Qualquer escola  do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais, representadas pelo diretor, que realizem o processo de autoavaliação podem se inscrever.

 

Para conhecer o regulamento e realizar a inscrição , acesse: http://www.educadoresdobrasil.org.br/