Ciência, inovação, arte e cultura marcaram TransformaÊ nas escolas do Território Velho Chico

IMG_4802

Um dia especial e marcado por muita diversão. Assim foi a  terça-feira (6) para estudantes das escolas do Território Velho Chico  envolvidos no #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia. O movimento – proposto pela Secretaria da Educação do Estado foi realizado das 8h às 20h, simultaneamente, em escolas da capital e do interior. A iniciativa contou com apresentações de projetos de arte, ciência, esporte e cultura, desenvolvidos nas escolas, que diversificam os saberes nos currículos escolares e garantem o direito dos estudantes ao conhecimento e à cultura.

Nas unidades escolares, foi possível assistir às apresentações de arte e cultura, conhecer experimentos desenvolvidos nas áreas de Ciência, Inovação e Empreendedorismo, participar de oficinas com diversas temáticas. O Secretário da Educação, Walter Pinheiro, fez uma avaliação do protagonismo estudantil. “Este é o momento de os estudantes dizerem o que querem da escola, que mudanças desejam não só na estrutura física, como também na metodologia. São os estudantes que vão falar pela escola. Este movimento representa uma mudança de espírito e de comportamento”, afirma Pinheiro.

No Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Bom Jesus da Lapa,  as atividades reuniram estudantes e toda comunidade escolar para diversas atividades, entre elas uma belíssima homenagem aos artistas  bandas dos anos 60, 70, 80 e 90.  O dia também foi marcado por diversas oficinas como a de customização de camisetas, arte nas frutas e maquiagem no Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova (Bom Jesus da Lapa), “Empoderamento Black Power” no Colégio Estadual Luiz Viana Filho (Barra), amostra de artes no Colégio Estadual Thomaz Leite (Sítio do Mato), entre outras.

Protagonismo

O TransformaÊ: Virada Educacional Bahia marcou com alegria o final do ano letivo, que segue até 29 de dezembro. Para a comunidade escolar foi um momento que reflete a qualidade dos projetos pedagógicos que são desenvolvidos em sala de aula, como destaca Hiago Leite, 17, 2º ano, que está ansioso para chegar ao 3º ano e  concluir o Ensino Médio. “Reunir em um único dia, durante 12 horas intensas de apresentações e interações, todos os projetos que nossos professores desenvolvem conosco em sala de aula é muito gratificante, pois podemos, dessa forma, mostrar que a escola não é estática nem morta, é um ambiente cheio de vida, de ideias e trocas de conhecimentos.”

Confira as fotos do #TranformaÊ do Território Velho Chico aqui https://www.flickr.com/photos/nre02/albums/72157673511932814/with/31320863922/