Pneus se transformaram em vasos de planta e lixeiras seletivas. Garrafas pet viraram pufs. Pedaços de vidro e de tecidos renderam coloridos mosaicos. Estes e outros objetos compuseram a I Feira do Conhecimento: Sustentabilidade, protagonizada pelos estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, no município de Bom Jesus da Lapa, nesta quarta-feira (22). A ação, que envolveu experimentos ligados aos conteúdos de Química, Física e Biologia, é a culminância do trabalho interdisciplinar que os alunos realizam desde o início do ano letivo, em sala de aula.
“A nossa feira é resultado das aulas teóricas que tivemos, através das quais trabalhamos os conceitos de sustentabilidade. Fomos à prática e, com isso, ganhamos consciência sobre a importância da reutilização e reciclagem dos objetos que estão disponíveis na natureza. No evento, estamos mostrando justamente que muitas coisas que vão para o lixo podem ser reutilizadas para importantes fins”, declarou a estudante Maria Rita Santos, 14 anos, 2º ano.
Kariellem Barbosa, 16, estudante do 3º ano, juntamente com três colegas de sala, apresentou sobre a composição química, os benefícios e os malefícios da cafeína. “É uma substância que, a depender de como é usada, pode fazer bem ou mal para o organismo. Na quantidade certa, por exemplo, provoca bom humor e estado de alerta. Aplicar na prática o que aprendemos em sala de aula, com certeza, melhora o aprendizado porque absorvemos mais os conteúdos teóricos”, destaca.
A professora de biologia Ivete Silva Costa, ressaltou que a I Feira do Conhecimento, mais do que a exposição de experiências e ações, representa a conscientização dos estudantes para a questão da sustentabilidade. “Percebo que os alunos estão mais atentos em relação ao cuidado com os recursos naturais e mais conscientes sobre a importância da reutilização dos recursos de forma sustentável”. A vice-diretora Marleuza Costa completou: “Os nossos estudantes se apropriaram dos conteúdos das Ciências Naturais e tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos. O resultado foi uma maior valorização do processo de ensino e aprendizado”.