Secretaria da Educação lança livro sobre Educação Ambiental

educacao-ambiental7

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Educação Ambiental (3/6) e o Dia Mundial do Meio Ambiental (5), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia começa a distribuição da segunda edição do livro do Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE). Os mais de 20 mil exemplares da nova publicação, revisada e ampliada, chegarão a todas as escolas da rede estadual, através dos Núcleos Regionais de Educação (NRE). Este foi um dos assuntos abordados, nesta sexta-feira (3), na videoconferência, no Instituto Anísio Teixeira, promovida pela Secretaria sobre “Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade: demandas e desafios para o século 21’, com transmissão para as telessalas dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE).

A publicação do ProEASE – criado em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) – traz orientações e informações sobre os principais conteúdos e discussões sobre a temática e tem como objetivo fortalecer e orientar a Educação Ambiental nos colégios da rede estadual, em todos os níveis e modalidades educacionais através de ações que transformem o ambiente escolar em um espaço educador sustentável.

O coordenador de Educação Ambiental, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Fábio Barbosa, ressaltou que o “programa visa uma educação socioambiental crítica, transformadora e emancipatória, que seja desenvolvida de forma transversal e que aconteça durante todo o ano letivo, dentro de uma gestão democrática e participativa da escola e do seu projeto político-pedagógico”. Ele destaca que o programa é resultado de um diálogo constante com a rede estadual, sobre os conceitos que norteiam a Educação Ambiental, dentro da Política Estadual de Educação Ambiental (Lei nº 12.056/2011), do Plano Estadual da Juventude e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental.

Os exemplares da segunda edição do programa serão distribuídos nas escolas da rede, nas secretarias municipais de educação, nos Conselhos Estaduais e municipais de Educação, juntamente com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. A versão digital pode ser acessada na página do ProEASE, no Portal da Educação.