Campanha pela valorização da escola pública mobiliza o Território Velho Chico

alice2c-bruna-e-wendlla

Os estudantes das escolas no interior do Estado também estão aderindo à campanha do Governo do Estado, ‘Eu Amo a Escola Pública’, que tem como foco a valorização da escola como um bem de todos. Os estudantes expressam o sentimento de gratidão ao lugar onde desenvolvem o aprendizado, constroem laços de amizade e vivenciam experiências que levarão para toda a vida.

No Colégio Estadual Tiradentes, localizado em Oliveira dos Brejinhos, no Vale do São Francisco, a 756 km de Salvador, a campanha está mobilizando toda a comunidade escolar, a exemplo de Alice Vanderlei, 15 anos, estudante do 2° ano do Ensino Médio. “A escola pública é o espaço que proporciona a nós alunos grandes oportunidades diversificadas de aprendizado. Além dos conteúdos programáticos, vivenciamos também os projetos estruturantes que vieram para melhorar, ainda mais, a nossa vida estudantil, por isso, eu amo a minha escola pública”, diz a estudante.

Bruna Barreto, 15, do mesmo ano, afirmou que “ama a sua escola porque é um ambiente de diversos aprendizados e nos orienta a trilhar os melhores caminhos para o nosso futuro. Ela nos guia para traçar o nosso futuro acadêmico, pois, é a base firme para o nosso sucesso na vida e os professores são os nossos melhores amigos”, declara.

“Eu amo a escola pública porque busca sempre aprimorar a qualidade do ensino. Além disso, nos proporciona a trabalhar as diversas áreas do conhecimento a partir de projetos culturais, gincanas e oficinas onde somos motivados a colocar nosso conhecimento em prática”, expressa a estudante Wendlla Periera, 15 anos, 2º ano do Ensino Médio.

A diretora da unidade escolar, Ezilde Novais, conta que sempre estudou em escola pública e que atualmente como gestora vê a evolução do espaço escolar através de melhorias na educação. “Vemos nos rostos das crianças, jovens e adultos a alegria que eles têm por estarem frequentando uma escola que os valoriza e os prepara para o mundo”, destaca.

Os estudantes do Colégio Estadual Agenor Leite, localizado no município de Morpará, também no Vale São Francisco, a 781 km da capital baiana, estão engajados na campanha que inclui as famílias. Este é o caso de Nilton Nascimento, 17 anos. “Eu amo a escola pública porque é onde eu estou adquirindo conhecimento, fiz vários amigos e me sinto bem interagindo com todos, inclusive os professores”, afirma.

A mãe de Nilton, Jucineide Cruz Silva, quando soube da iniciativa também fez questão de participar. “Valorizo a escola pública porque fui aluna da rede estadual onde aprendi muitas coisas e sei que meu filho vai concluir o Ensino Médio e entrar bem preparado na faculdade. Hoje tenho saudades e boas lembranças da minha época de estudante”, revela.