Gestores dos Núcleos Regionais da Educação discutem eleição para dirigentes escolares

Processo Seletivo de Diretores Escolares  (27)

As eleições para dirigentes escolares, no dia 10 de dezembro, deverão envolver mais de 2 milhões de pessoas, entre estudantes, professores, gestores e as famílias. Para um maior alinhamento sobre o processo eleitoral, desencadeado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, gestores dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE) participaram, nesta sexta-feira (6), de um encontro com o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, na sede da Secretaria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.

Estamos mobilizando a comunidade escolar para que o dia 10 de dezembro seja uma verdadeira festa da democracia e de conscientização em defesa da escola e do processo ensino-aprendizagem”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto, ressaltando a importância da valorização dos líderes de classe nesse processo eleitoral, tanto para mobilizar os familiares, como para discutir com os colegas o plano de gestão proposto pelos professores candidatos ao cargo de direção da escola.

Podem participar da eleição, professores, coordenadores pedagógicos, servidores públicos em exercício na unidade escolar, estudantes a partir de 12 anos de idade com frequência regular e pais ou responsáveis. “O Decreto Nº 16.385, de 26 de outubro de 2015, fortalece o processo da democracia participativa nas escolas da rede estadual”, reforçou o secretário da Educação, completando que “as pesquisas indicam que a boa gestão e a participação das famílias são elementos fundamentais para a melhoria da educação”.

” A eleição é um processo democrático para o fortalecimento da educação, onde a participação dos pais e alunos será efetiva com vistas à democracia participativa“, acredita  a diretora do Núcleo Regional de Educação de Bom Jesus da Lapa ( NRE 02), Isabel Diva Ribeiro de Souza.

Processo Seletivo de Diretores Escolares  (30)