Quem nunca teve um professor ou uma professora que jamais esqueceu? Estes profissionais marcam a vida das pessoas. Desde a infância, quando se aprende as primeiras letras, passando pela educação básica e até mesmo na vida adulta, eles estão nas salas de aula com a missão de compartilhar o que sabem. Para homenagear os mais de 40 mil professores da rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia está contando a história de educadores. Na série de reportagens, recebem o reconhecimento de alunos, colegas de trabalho e falam sobre esta escolha que é marcada pela nobreza de educar para transformar.
É o caso da professora de Língua Portuguesa, Darlene Ferreira Cardoso, da Escola Família Agrícola (Meio Ambiente) em Riacho de Santana. Com 32 anos de idade, ela tem 11 anos no magistério. Para Darlene ser professor é acreditar que a educação é o melhor caminho para dignidade e humanização. “É acima de tudo o único meio de tornar o mundo melhor, ao passo que nos tornamos melhores para o mundo. Nesse espaço de incessante construção de valores, ideais e sonhos, é também sentir-se parte de todo esse processo”, afirma.
O governador do Estado, Rui Costa, homenageia os educadores pela dedicação e amor à profissão. “Eu quero dar um abraço e agradecer aos professores e professoras pelo esforço e dedicação. Tenho percorrido as escolas do nosso Estado, tenho tido a oportunidade de conversar pessoalmente com eles, ouvir as dificuldades, os desafios, os sonhos, o planejamento. Eu quero compartilhar mais uma vez que a prioridade absoluta do meu governo é a educação. Para mim, educação e cultura, junto com a família, é o que estrutura uma nação, o nosso Estado. Por tanto, parabenizo aos professores e professoras e os convido a caminharmos juntos na construção de uma Bahia cada vez melhor”.
Assista a mensagem do governador
O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, ressalta a importância dos educadores para a melhoria da educação pública na Bahia. “Os professores são fundamentais para o processo educacional em todas as fases da vida, principalmente na educação básica. Merecem nosso respeito e reconhecimento pelo trabalho qualificado, pela dedicação e empenho no sentido de garantir aos nossos estudantes o direito de aprender”.