Palestras, oficinas, concurso de poesia, exposição de filmes estão entre as atividades pedagógicas que serão desenvolvidas nas escolas da rede estadual de ensino durante o mês de junho para marcar o Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado no dia 3 de junho e o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. O objetivo é alertar os estudantes sobre a importância do cuidado com a natureza, fazendo o uso sustentável dos recursos naturais de modo a assegurá-los para as atuais e futuras gerações.
Um dos exemplos é o Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Villanova, de Bom Jesus da Lapa, fará “reflexões sobre o filme A lei da água – o novo código florestal e exposição de trabalhos de alunos sobre diversas temáticas: lixo, consumismo e meio ambiente, com premiações. Além disso, será realizado um mutirão para reflorestamento da quadra esportiva. Mas o que está animando mesmo os alunos será o passeio ciclístico, com o objetivo de unir esporte e conhecimento, finalizando a semana de trabalhos”, informou a diretora Ana Diva.
As atividades em todos os municípios serão realizados com parceiros, como no caso do CEEP Àguas, do município de Barra, que integrará universidade ( Universidade Federal do Oeste de Bahia) e município, nas atividades.
Orientações pedagógicas
Para contribuir nas discussões sobre o Meio Ambiente nas escolas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia lançará as orientações pedagógicas para o uso do Álbum Seriado da Educação Ambiental – Água e Cidadania. O material, que será distribuído nas escolas da rede estadual, visa contribuir para a formação crítica dos estudantes sobre a importância em proteger os recursos naturais. “Nosso grande desafio é trabalhar as questões socioambientais durante todo o ano letivo, de forma transversal e interdisciplinar, por todas as escolas da rede”, destaca o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado, Fábio Barbosa.