Os estudantes da rede estadual de ensino já estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio 2015 (Enem), cujas inscrições começam no próximo dia 25 de maio e segue até o dia 5 de junho, conforme edital publicado na segunda-feira (18/05), pelo Ministério da Educação. Vários projetos são desenvolvidos pelas escolas para auxiliar os estudantes no acesso ao ensino superior, a exemplo de aulões e simulados.
No Colégio Estadual São Vicente de Paulo, de Bom Jesus da Lapa, os simulados já estão acontecendo com a aplicação de provas ao final de cada unidade. O simulado é aplicado para todos os estudantes do ensino médio e reúne questões de múltipla escolha com os assuntos abordados por área do conhecimento. O Emitec ( Ensino Médio por Intermediação Tecnológica), através do CEMIT Velho Chico ( Centro de Ensino Médio por Intermediação Tecnológica) , aderiu aos simulados no final de cada unidade. Segundo o Vice-diretor, Carlos Magno, a estratégia tem ajudado alunos de áreas remotas da zona rural a reforçarem seus estudos, e focar na preparação para o maior exame do País.
Internet
Os alunos da rede estadual de ensino também têm a opção de estudar via Web. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza 3.451 conteúdos educacionais digitais. São games, vídeos, jogos, dentre outros conteúdos educacionais pensados e elaborados por professores da rede estadual de ensino para dinamizar as aulas e disponibilizar novas ferramentas de acesso ao conhecimento. “O site funciona como uma grande biblioteca de conteúdos digitais que servem como reforço para o estudante que vai prestar o Enem”, destacou Mariana Machado, responsável pela difusão do Ambiente Educacional Web, da Rede Anísio Teixeira.
Cursinho pré-vestibular
Outra iniciativa que contribui para a preparação dos estudantes é o cursinho pré-vestibular gratuito Universidade para Todos. São ofertadas 22.600 vagas para estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia ou vão concluir em 2015. O Colégio Municipal Tiradendes, de Oliveira dos Brejinhos, conseguiu que grande parte dos seus alunos se inscrevessem e tem tido um grande reforço noa preparação