A Secretaria da Educação do Estado está ampliando a formação de professores pelo programa e-Nova Educação, que é desenvolvido em parceria com o Google em mais de 500 escolas da rede estadual, contextualizando as salas de aula com o século XXI ao ampliar o acesso dos estudantes a conteúdos pedagógicos associados à tecnologia digital. Até agora, 130 professores da rede já foram aprovados e certificados pelo Google Educator Nível 1. Agora, eles irão atuar no projeto “Anote 10” para serem multiplicadores das ferramentas digitais disponíveis pelo programa Google for Education formando novos educadores, que, após certificação, serão denominados de “Google Educators”.
O coordenador do e-Nova, Renê Pimentel, fala sobre esta etapa de formação. “Os professores que foram certificados na fase piloto do Projeto e-Nova Educação estão sendo desafiados a incentivar seus colegas a também a ampliarem as suas certificações. Para isto, terão que criar suas turmas no Google sala de aula e todos os participantes irão realizar as atividades usando um email institucional”, afirmou, ao acrescentar que a perspectiva é a de que cada professor já certificado possa sensibilizar entre cinco a dez professores, fortalecendo o projeto e os grandes beneficiados serão os estudantes.
Todo o trabalho será feito em regime colaborativo, a partir da criação de um ambiente de suporte com tutoria para os novos professores que se interessarem pela certificação. Os atuais professores certificados Google Educators Nivel 1 que conseguirem ajudar a certificação de até dez professores receberão um voucher para a realização da prova de certificação nível 2 de Google Educator. Já os que conseguirem formar mais Googles Educators em seus Núcleos Territoriais ganharão, além do voucher para a segunda etapa da certificação do curso, uma viagem para São Paulo para visitarem a sede do Google Brasil.
Projeto e-Nova – O projeto e-Nova Educação foi lançado em abril deste ano e está levando tecnologias digitais para a sala de aula, integrando acesso à internet de alta velocidade com os dispositivos móveis, dentro da proposta de propiciar a contextualização da Educação no século XXI. A inovação beneficia alunos e professores e é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, com o Google for Education.