Educadores discutem construção do Currículo Bahia em Bom Jesus da Lapa e Vitória da Conquista

44996213_2317527908275800_4569349817121112064_n

A Secretaria da Educação do Estado está com consulta pública aberta até o dia 13 de novembro, para a construção coletiva do novo Currículo Bahia, referente às Educações Infantil e Fundamental. As contribuições poderão ser realizadas através do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Também estão sendo promovidos seminários territoriais para viabilizar as contribuições ao documento por educadores, gestores, estudantes e pela sociedade civil. Nesta terça, o seminário territorial acontece no Núcleo Territorial de Educação de Bom Jesus da Lapa (NTE 02) e nesta quarta-feira (31) será no Colégio Modelo de Vitória da Conquista, com representantes das escolas do NTE 20.

Durante os seminários, os participantes discutem a proposta curricular e realizam  trabalhos em grupos, a partir de textos referenciais que são apresentados em plenárias finais. Por meio da plataforma online disponível no Portal da Educação, os educadores também podem fazer as contribuições. De acordo com o superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, o sistema apresenta uma versão preliminar do documento, que já vem sendo desenvolvido por consultores que estão fazendo as redações baseadas em contribuições já recebidas.

“O nosso compromisso é de que no dia 10 de dezembro façamos a entrega ao Conselho de Educação da Bahia, que será uma proposta curricular diferenciada que atenda as perspectivas dos estudantes e que seja capaz de promover a qualidade na oferta associada ao Ensino Médio. A intenção é que entendendo a educação como um processo integral e integrado, essa mudança no currículo do Ensino Fundamental, repercuta formação do aluno que chega no Ensino Médio para que ele tenha continuidade no seu percurso formativo”, ressaltou.

45008095_2317527591609165_8722404040677261312_n

Em Bom Jesus da Lapa, Zuma Silva, da coordenação estadual de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), falou que o “Seminário Territorial orienta os municípios, gestores escolares, professores e a comunidade em geral para esse momento de consulta pública da versão preliminar do Currículo de Referência para o Estado da Bahia”. Já Leandra Bastos, vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa, falou sobre esta construção coletiva. “O Seminário Territorial unifica nossa região no sentido de que o  currículo irá atender as nossas especificidades, pois temos uma identidade própria e iremos agregar mais conhecimentos e ressignificá-los”, afirmou.

Fotos: Divulgação